segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Sorte grande


Já postei aqui que, há alguns anos, ganhei um prêmio da Bovespa (um almoço na sede) por conta de uma frase boba, algo como “Invista em ações, um futuro pra você, um presente para o Brasil”.

Antes, em 1999, eu já havia ganhado um carro num sorteio de um Shopping em Brasília. Mesmo esse “presente” não representou grande coisa pra mim, pois era uma época de vacas gordas, e eu rasgava dinheiro.

Há poucas semanas, minha corretora instituiu uma competição denominada “O melhor investidor do Brasil”. Eram quatro semanas de jogo, com um vencedor a cada semana. 

Participei da primeira fase, e quando chegou na sexta-feira eu havia ido bem nos meus day-trades, com rendimento superior a 2% diários. Percentualmente, ótimo, embora não represente grande coisa em valores absolutos, pois ando muito medroso.

Eu achava que tinha chance de vencer, mas imaginei como seria fácil burlar o regulamento, realizando um “Cosme e Damião” com um parceiro, comprando barato e revendendo caro um papel de pouca liquidez e grande diferença entre as ofertas de compra e venda.

Não deu outra! Cheguei em segundo lugar, perdendo para um cara que ganhou absurdos 7% diários. Fiquei fulo da vida, até porque, do jeito que estou financeiramente, ganhar um chaveirinho já me deixaria feliz. E o volume financeiro que o cara operou foi ínfimo.

Pois bem, isso foi há duas semanas. Hoje, qual minha surpresa ao me deparar com uma mensagem da corretora informando que o primeiro colocado foi desclassificado e que eu era o vencedor.

Nada mal! Um aparelho celular de R$ 1,6 mil e corretagem grátis por um ano. E conforme previ há poucos dias, finalmente a Vale resolveu andar, e ainda rendeu uns trocados. Depois de um péssimo final de semana, essa começou bem... E estou me sentindo o rei da cocada preta!

E isso só ocorreu porque estou seguindo minhas estratégias direitinho, mandando minhas ordens à noite, olhando um pouquinho a abertura do mercado, fazendo algum ajuste na hora do almoço, mais uma olhadinha no fechamento e realizando poucos negócios. Além disso, se meus preços não forem atingidos, não me importo em fazer um pit stop no CDB...   

Agora meu amigo Maurinho, também conhecido como Galo Doido, o rei do Folha-Invest, não me faz mais inveja.

Melhor investidor do Brasil. Grande coisa! Como diz aquele velho ditado, adaptado:

O que é um beijo pra quem tá casado... 

Se você pensar bem, a rima e o significado são os mesmos do original... 

2 comentários:

  1. Quando for jogar na loteria me chama que divido contigo o bilhete. Ah, vai ser sortudo... carro em rifa, etc., etc. Pé quente... que tal torcer para o meu Palmeiras por um mês pra ver se ele escapa da série B? hehehe

    Abs.

    Kraucer,

    ResponderExcluir
  2. Sorte mesmo só o sorteio do carro mesmo, Kraucer. Bolões(que não citei), melhor investidor e outras coisinhas acho que é estudo e persistência. Quanto à torcida, meu Fortaleza está há anos na terceirona. Então, se eu torcer pro seu Palmeiras é capaz dele acabar lá também... rs rs...
    Grande abraço e boa viagem pras sua terra.
    Gosto muito de Urubici!!

    ResponderExcluir